Das coisas que não sei


Se existe uma coisa chata, irritante mesmo, é alguém tentar mostrar pra mim como eu deveria viver, feito manual para um animal domesticado. Dizendo pra não rir da piada x, não tomar atitude y, não pensar z. Diz qualquer bobagem, dá conselhos velhos, publica qualquer livro cheio de saberes certeiros para ser feliz, coisas do tipo e sempre pensando que está certo, que sabe do outro.

foto: Alex Winter
Todo babaca parece ter convicção de tudo. Ele sempre vai ter uma opinião crucial pra qualquer assunto, inclusive da sua vida, mesmo desconhecendo como ela é. Isso quando não piora a situação usando algumas frases batidas. 

Sei lá, daqui a pouco vai ter gente falando quais são as posições sexuais mais corretas que se deve fazer, cheio de certezas e outros aderirão ao discurso. 


Estranha a cabeça de gente que pensa saber certamente sobre tudo. Acho que existem coisas tão incertas, que certeza é uma palavra que caberia melhor para o que não se sabe...

Eu, até hoje, não sei o que é coleguismo, na verdade nem entendo esse termo direito. Ou sou amiga ou não sou, uma hora amizades  acabam, a gente conserva algumas, vem outras e tal que, mas não sei o que é ser amiga pela metade. Não sei o que são os números, os mil teoremas, ausência de culpa, de exagero, amores tranquilos,  anular meus desejos por alguém, tampouco desejar algo ponderadamente.

Não sei o que é auto-ajuda,  estar sempre feliz ou sempre triste, sorrir com quem eu não gosto... Não sei me aproximar das coisas sem gestos, simples, belos, quaisquer que sejam, sem acreditar em um trabalho. Não sei amar do mesmo jeito e nem terminar relacionamentos do mesmo jeito. Não sei escrever me traindo. Não sei o que é gostar não gostando, ouvir música baixo, ver do mesmo jeito.

Ainda não sei totalmente como lidar com nossos espelhos, com o  amanhã, com os futuros mesquinhos, tampouco  onde colocar ponto final na crônica que você acabou de ler 


K.C


Confira entrevista para o Portal Interrogação aqui




4 comentários :

  1. Pois é...Até nem gostaria de dizer, mas...penso exatamente, assim....Portanto adorei cada palavra que vc escreveu...Senti uma invejinha branca, como dizem...pq eu gostaria muito de ter escrito o que eu acabei de ler...

    ResponderExcluir
  2. As vezes eu me sinto sendo o babaca que sempre sabe de tudo, e muitas vezes sinto que outras pessoas próximas a mim assim são.
    Felizmente cada pessoa vive, pensa, se relaciona, etc, de formas diferentes. É para melhor que não exista a "formula" mágica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ela não existe. Valeu pelo comentário. Obrigada. Bj.

      Excluir