Sombra Ao Espelho



Ouço sempre alguém com dor de cotovelo, ou com amor mal resolvido, em banheiros femininos de baladas, inclusive. Já estive na mesma situação. Cheguei até a fazer amigas assim. Todo mundo meio alegre, e elas lá, aos prantos, tristonhas, ouvindo  os ruídos da música que vinham da pista, os barulhos de descargas e andares de calçados, sem parar...Tem histórias de pessoas que gostam de outras, desde a adolescência “ Ah, esquece, vira a página”, eu, em vão, tento argumentar.

Os homens também compartilham seus anseios, mas não no banheiro , certa vez um deles me disse “Eu não sei o que acontece, estou com outra pessoa e feliz, nem moro mais no Estado e não esqueço a porra daquela mulher. ” – certo, esse final é um pouco dúbio, mas dá pra entender o sentimento...Dói, causa incomodo, demora pra passar essa coisa de amores mal resolvidos.  Depois de um tempo, raramente ocorre uma amizade ou fica indiferente, ou vira o extremo da insatisfação de encontrar a pessoa na rua, coisas do tipo.

A impressão do amor mal resolvido parece uma sombra nas suas costas , enquanto você olha pro espelho, rindo da sua cara, debochando, falando "Psiu. Ei, imbecil, eu ainda estou aqui, achava que ia ser completamente feliz, que eu iria embora fácil?” e ai você finge que a sombra não está ali, mas ela volta e  insiste satisfações “ ...e o que você não fez? E as coisas que não disse? Tá pensando o quê?– insiste em retrucar.




Vai um tempo para esquecer a alternativa sem x no questionário. Nos relacionamos com outras pessoas, temos novas paixões, mas aquela sombra fica um tempo ali no espelho. Parece uma maldição pesada, frívola, rogada pelo Silas Malafaia, Padre Quevedo, Pai Caboclo e Zé do Caixão juntos!

Há sempre aquela ideia vagando do e se. E se eu tivesse feito diferente, e se eu tivesse procurado, tentado, e se, e se, e se... como estaríamos hoje? As respostas? Nada mais que o desejo da velha psique. As tão sonhadas realidades que na época gostaríamos de ter feito, ouvido, ou então a única coisa boa que restaria, caso não tivesse durado: ao menos seriamos amigos.

É por essas que o amor tem que ser consumido, se meses, anos,  décadas, não se sabe, mas consumido da maneira que se pode, com todas as etapas, como um desejo que vai sendo vivido em partes , mais ou menos assim:

Você quis comprar uma coisa que considerava importante, especial. Foi na loja, ficou olhando e não tinha grana. Ai desejou, trabalhou para comprar e conseguiu. Levou pra casa com satisfação, cuidou , a ponto de brigar e não gostar que mexessem, com medo de estragar. Ela quebrou algumas vezes, você foi lá e consertou, só que por mais cautela que houvesse, aquele objeto foi ficando velho e acabou.

Tem a possibilidade do objeto não ter combinado mais ali, só que havia um carinho e você não jogou fora, e empacotou numa caixa. Passou um tempo, você abriu a caixa, viu que aquela coisa não estava tão velha assim, só que não fazia mais parte do seu mundo, se desprendeu e doou pra alguém que combinasse mais.

É assim que deveriam ser vividos os amores possíveis e é assim que eles deveriam ser refratados pra poder olhar no espelho e ver somente o  próprio reflexo.







Ou então esquece, pode ser  que pra muita gente, essa má resolução não seja um pular de etapas, e que a sombra não passe mesmo de um belo amor de pica... mas a expressão é meio equivocada. Não, amor de pica não é amor, é tara, todo mundo tem uma, mas ela já é objeto factual pra outra crônica.



K.C



6 comentários :

  1. Kelly minha amiga, tudo bem?

    Menina, sabe porque a sensação de que se a gente tentasse mais daria certo fica? Porque a cada relacionamento rompido, mesmo que seja rompido pela gente, fica no subconsciênte um sentimento de derrota! De que vc não conseguiu acertar e não conseguiu agradar.
    Então esse fantasma te perseguirá por muitos anos talvez até pela vida toda...

    Esse diradinho alí de cima é muito feio Kelly, hahahahahahahaha.

    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs é meio xucro o diradinho né/ entendo e também entendo o seu ponto de vista sobre a derrota e nossas sombras.

      Excluir
  2. Reflexões maduras e bem colocadas, Kelly, E não é só amor de pica que fica, muitas outras alem disso pode ter uma profundidade ainda maior. Mo texto é ótimo, gostei muito. Bjo enorme.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito desse texto, ah você é FODA né, muito bem humorada e inteligente , como sempre. É bom ver reflexões assim que nos levem fora do senso-comum. Parabéns.

    ResponderExcluir