Um Certo Anjo Pornográfico


Eu não vim do além, mas confesso que vim de longe. Não é um lugar horrível de dar nojo, mas não se compara à Copacabana, ah... Copacabana! Às vezes, fico vagando nela, observando a condição da nossa ignorância. Muitas coisas vivem na escapável tendência de continuar igual, outras não, eu deveria ter deixado minha adorável visita para outro momento e não no dia do Réveillon de Copacabana, ainda bem que estou invisível. Mas já que cá estou, nada melhor que dar uma volta e lembrar meus momentos por ela...

 
Você deve estar pensando quem eu sou, já que  não me apresentei . Do jeito que o Brasil anda, é bem capaz de eu ter que  relembrar este fato, não que eu me ache importante, mas a literatura e a dramaturgia me condenaram a esse legado.




Eu comecei escrevendo teatro, nos anos 40, e eu tinha um intuito. Meu intuito era provocar. Não importa o que, polêmica, impacto, indignação...queria mostrar que nem tudo é o que é, e que nem sempre um vestido de noiva  é o que parece. Depois disso, foi batata, virei escritor, e fui escrever no Jornal Última Hora. Fiquei lá por um bom período, nos anos 60, e depois parti novamente para a minha amarga dramaturgia.


Eu era um apaixonado por futebol, coisas da vida, dilemas morais, e escrevia muito sobre isso, mas meu pivozinho preferido mesmo, eram as mulheres... essas sim, são uma materialidade e tanto, ah como elas gostam de apanhar, ah como muitas vezes elas são cabras vadias, como elas são engraçadinhas em meio ao seu veneno, são noivas, safadinhas, infiéis ou miseráveis, estão na lotação, ou na igreja destilando o seu pecado, elas tem um jeito único de mostrar a nós homens, frágeis e hipócritas, a vida como ela é.


Meu sarcasmo já incomodou muitas delas, mas eu tinha o meu charme, eu sabia como e gostava de provocá-las pelas ruas, pelas praias do Rio de Janeiro. Provocar a diferença sempre foi um dos meus focos favoritos, afinal, partilho a ideia de que toda unanimidade é burra.


 Nossa pátria sem chuteiras mudou, agora ela é governada por uma mulher que gosta de apanhar também, pelo jeito, e ainda não usou o seu chicotinho como se deve ... o mundo mudou demais, os peitinhos das engraçadinhas não continuam os mesmos,  estão mais siliconados, mas certas coisas não mudaram: as pessoas continuam de branco, esperando por supremas felicidades no Ano Novo, enfim, os meros costumes... as  noites cariocas, apesar dos assaltos, continuam agitadas. Os dilemas que eu sempre odiei continuam irritantemente presentes, inveja, caos, obsessão, discórdias, não mudaram, o corno, é claro, este é como o casamento: não muda nunca, e eu também não mudei, pois para bem ou para mal, ainda sou Nelson Rodrigues.

 


K.C

17 comentários :

  1. Ousado.
    Muito ousado escrever do ponto de vista do Nelson...

    Ficou muito bom, interessante.
    Parabéns.

    Um texto para ser lido por quem entende um pouco do assunto devo dizer.
    Me arrancou algumas risadas... rs

    Queria ver o que ele falaria da Dilma com certeza rsrs

    bjoss querida ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!
    Ao longo do texto fui identificando de quem se tratava...
    Nos dias atuais, de certo, o Nelson iria se referir aos peitinhos das engraçadinhas siliconadas, rsrs...
    Parabéns, excelente!

    ResponderExcluir
  3. Puxa Kelly, muito inteligente e criativo! Parabens minha amiga! Arrazou. Até o Nelson deve estar batento palmas!

    ResponderExcluir
  4. Sem mais elogios.Nelson realmente criticaria o que vivemos hoje, um ano novo com coisas ruins, boas, e com outras lamentáveis,que nunca mudam, mas a arte dele está ai p/isso, p/mostrar o que existe atrás do véu.

    Mandou bem no N.R

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, ousado. Logo de início já sabia de quem se tratava, mas achei que você não fosse deixar explicito quem era.

    ResponderExcluir
  6. Kellz, que legal esse texto. Vc deu uma melhorada naquele que eu vi né? Parabéns. Aliás, já é clichê te elogiar né? Nem precisava, vc sabe o quanto eu admiro seus tetos. Saudades e te adoro viu? Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa crônica, como sempre.

    Adoro vir aqui!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não conheço muita coisa do Nelson, mas o jeito que vc. foi falando deu a entender que era ele mesmo no final rsrs, ele iria odiar copacabana, na minha percepção.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da ousadia e o jogo de ilusão da imagem é mto legal

    ResponderExcluir
  10. belas palavras...texto muito bem escrito... conteúdo dez...

    seguindo..

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog! Muito bonito e atualizado, além de ter um bom conteúdo.

    DIOGOPENSAMENTOS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  12. Até parece que foi escrito por ele.

    Congratulations!

    ResponderExcluir
  13. gostei muito boa

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. MUITO INTERESSANTE O TEXTO E MUITO
    BOM O BLOG PARABÉNS!!

    PODE SEGUIR E COMENTAR O MEU BLOG?
    BLOG EUMACLE POESIAS
    http://eumacleamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir