Desejos Não Estão na Sala de Jantar



Festas de final de ano são sempre as mesmas, Natal, inclusive.  Ruas cheias de pessoas, esbarrando-se, sem usar seus olhos e lábios para dizer as tão esperadas palavras do "espírito" natalino  , comércios lotados, o que é até normal. Belos enfeites. Promove-se Jesus Cristo. Cantatas de Natal espalhadas pela cidade, estas são até perdoáveis, o que é difícil imaginar é como alguém consegue gostar daquelas musiquinhas pentelhas natalinas, cheias de sininhos desafinados?


As caixas de emails cheias de  "mensagens correntes" - "envie essa mensagem para mais cinco amigos ou então seus cabelos vão cair...".


Na TV, também sabemos o que esperar: terão algumas novidades, mas é certo que ouviremos as grandes novas músicas do "rei" - rei do que mesmo?- Roberto Carlos... É..., ..., ...


E na ceia...

Talvez  sejam as mesmas pessoas...

Talvez não... 
Afinal nem todos passam com a família...





Mas aos que passam....

 São boas comidas, sorrisos falsos,  outros sinceros, conversas banais na sala de jantar...


Parentes de várias espécies, dos repteis aos mamíferos... que terão o desafinado prazer de fazer, com os mesmos semblantes, as mesmas exclamações e perguntas:

- Nossa, como você engordou!
- Como você emagreceu!
- Como você está moço(a)!
- Tá namorando?
- Quando é que você vai casar?
- Tá estudando?
- Trabalhando? Onde?
- O que você estuda no seu curso?


Já sentiu vontade de dar um high five na cara de um parente muito idiota?  



Pois é , essa parte fica somente no nosso oculto desejo, e dá-lhe a necessária diplomacia... afinal,  não se  escolhe parentes,  eles são sem meios sentidos: ou nascem para serem apenas legais, aceitáveis, falsamente normais, ou pra se tornarem chatos e malas pro resto da vida...

E ai vem a outra parte : amigo secreto... e dá-lhe a sorte! A sorte  de, de repente, a pessoa que realmente gosta  dar o que mais desejava num presente ou então a desafinação de ganhar de alguém indiferente o último livro da Zíbia Gasparetto...

Parece que a cenografia das festas são as mesmas...


A Paulista, nessa época, perde um pouco a sua beleza, o seu desejo de ser incompreendível...



As luzes ofuscam...

Os desejos se tornam os mais simples possíveis...

"Desejo que seja feliz, que seu ano seja melhor..."

"Desejo paz, amor e alegria, dinheiro, esperança..."

Quem dera que os desejos fossem todos assim, simples, afinados...

Nem todos os desejos de uma bossa são afinados, quiçá os próprios...

Eles estão além da última ceia...

Não são natalinos, tampouco simplórios...

São um caso sério...

Desejos são algo que nem sempre se consegue sentir, imaginar, conter...

Desejos são  múltiplos de sentidos, belos, indefiníveis...

Alguns até estranhos e singulares como eles só...

São tesão,  tato, paladar, audição...

Desejos tem aquela pergunta  inconsciente do "eu quero" atrás da orelha...

Escapam das nossas percepções, quaisquer julgamentos, razões...

São buscas diárias... que nem sempre se realizam...

Esses desafinados, tristes, alegres, bons ou malditos, continuam nos perseguindo...

E vivem na esperança de se afinarem...

Pra fazer sua própria bossa, um dia, mesmo que não seja um dia de Natal.

K.C

21 comentários :

  1. É sempre bom ver algo diferente, não reclamar apenas de algo que todos reclamam apenas para parecer legal, e sim fazer um crítica. Crítica não é igual reclamação de barzinho, e é crítica que você faz.
    Nada melhor que demonstrar como os sentimentos são etiquetados e colocados à venda na esquina da mentira.
    Muito boas palavras, como esperado de minha amiga escritora de todas as horas, que vive em crise. :*

    ResponderExcluir
  2. Kellz, como sempre seus textos são profundos. Adoro as imagens que vc coloca no meio. Pelo visto são todas bem pensadas e encaixadas exatamente onde deveriam estar. Fazem-nos pensar. Gostei principalmente da última parte do seu texto em que vc define o desejo. Adoro isso. Colocar o desejo como tesão. Kellz, enquanto eu lia eu pensava muito naquelas horas em que a gente caminhava na paulista e tentava imaginar o que vc pensava sobre tudo aquilo. Acho que isso apareceu no texto. Engraçado, eu e vc somos muito diferentes. eu adoro essas luzes. Essa hipocrisia, porque a hipocrisia também une e gosto da união. gosto desse sentido tosco que dão ao natal de reflexão sobre o ano. gosto da superfício também. Gosto do que é pop. Gosto das pessoas me acotovelando na avenida paulista pra ver algo idiota de enfeites natalinos, porque o cotidiano e a rotina mudam nas ruas de sampa. E o mais legal é ver que mesmo eu e vc tão diferentes, conseguimos nos entender e ser tão amigos. te adoro kellz. Espero que nossa amizade dure para toda a eternidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu não sou sua amiga, não te conheço, mas adoro o seu blog, suas crônicas, sua profundidade artítisca e já disse isso várias vezes que estive aque. E pelos seus dois amigos que comentaram, você deve ser muito intensa no que vive, observa, e isso transparece na sua maravilhosa escrita.

    Eu também não gosto do Natal, fico triste, mas Feliz Ano Novo, Kelly Christi.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do banner do blog! rsrsrs!!!! No começo da postagem, eu pensei: vixe, mais texto de frustrada com o natal! Mas no final, qdo falou sobre desejo, você me conquistou!
    ...agora a respeito do natal,as pessoas deviam se deixar entrar no clima, e para de racionalizar e julgar se aquele "Feliz Natal" que recebemos é sincero ou pura hipocrisia, além de tantas outras reclamações que repetidamente ouvimos nessa época!
    O Natal está dentro da gente! Por favor, não me tire como um entusiasta do Natal que espera o milagre que todos sejam felizes e bla bla bla! Sou apenas uma pessoa que joga segundo o jogo, e se ao meu redor o cenário foi montado, eu faço o meu melhor, pq é o melhor pra mim!...e se esse cenário de "Feliz Natal" continuasse o ano todo, seria tudo tão mais agradável! :)

    ResponderExcluir
  5. Odeio esses falsos sentimentos natalinos. Desejar um feliz natal, ou seja, uma boa bebedeira, um bom vinho, que a cerveja nao seja cristal, que a camiseta lhe sirva e os lenços nao sejam pequenos demais.
    Tapinhas nas costas... beijinhos de primas e primos primorosos que somem o ano todo. Natal = renascer esperanças e bla bla bla... ok... entao vamos desejar feliznatal todos os dias, pq espero sinceramente que o dia de hj seja com muita faz amor juizo felicidade... hj e os mais de 300 dias á frente. Mas ninguem faz isso. Pelo contrario... o feliz natal das pessoas que vc convive durante o ano é: sua irresponsavel, pagou a conta de luz? QUando recebe? Acha que aqui é pensao? Nao vai ajudar com nada em casa? Preciso de mais dinheiro...éeeee...só a realidade

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto do Natal...
    Mas cada um tem o direito de gostar ou não de algo, aceitar ou não algo, desde que existam fundamentos pessoais a respeito e não pelo simples fato de protestar.
    Gostei realmente do seu post, porque vc expõe sua forma de pensar e expõe o porquê.
    Sucesso, Pri
    http://mmdesaltoalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Natal éh o dia em que mais aparece pessoas falsas .


    Seguindo seu Blog...

    http://www.skinnysfromhell.co.cc/

    ResponderExcluir
  8. gostei do blog

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. gostei do blog

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que legaaaaaaaaaaal *-* Muito bem humorado, falou tudo!

    http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente me impressiono quando venho aqui. Acho bacana essa habilidade que cronistas como você tem de começar um assunto, refundar mundos e chegar em conclusões novas. Os desejos são o nosso oculto, natal é mera demagogia, Kelly Christi.

    Espero que o eu blog continue, que saia logo o seu livro e que se ano de 2012 seja bom e cheio de histórias.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Errei ali nas últimas linhas: que esse ano.

    Agora posso ir,

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Dona Kelly, os desejos são uma simples expressão de algo que contamina a alma. Contaminada pelo consumismo, pelo desejo de não estar só ou o contrário de estar só, para ver TV ou ler um livro mas hoje não dá esta um dia tão bonito lá fora e quero brincar (rsrs). Mas nesta época do ano devemos consertar a asa quebrada e descansar pois logo ali adiante vem a pauleira do ano, que começa em março depois do carnaval que vai trazer uma última gota do verão e vamos que vamos...tudo de novo outra vez. Feliz 2012 para você e todos que te leem aqui.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, estou seguindo o sue blog :)
    http://leituradaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Muito bom.
    Interessante seu texto e maneira como fez os contrastes. è estranho como msó lembramos do natal, da familia e até esmo do amor no Fim do ano

    ResponderExcluir
  16. Natal realmente é tudo a mesma coisa. Panetone, vinho, rabanada e "sentimentos e perspectivas repetidas e nunca praticadas".

    ResponderExcluir
  17. Gosto do seu senso crítico... ainda bem que faz anos que meus parentes não vem me visitar em festa de fim de ano rs
    Só os mais próximos como: irmãos e sobrinhos, mas esses são legais.
    A droga é que nessas últimas décadas só tenho passado em casa com a família.
    Queima de fogos, todos se abraçando e bla bla... não que seja ruim passar com a família, mas já estou farto, nem meu pai tem estomago para assistir o TREMENDÃO todo final de ano rs
    Tenho que mudar essa rotina rs
    Você escreve o que sente e o que vive. Gosto do seu modo de enxergar as coisas....
    Você em pouco tempo será uma das novas revelações da literatura. Siga em frente!

    ResponderExcluir