Dando a Volta com Sacanagem


Elas ultrapassam as camisinhas, as drogas, as brigas, as esquisitices, os amores, os possíveis ódios, qualquer tipo de alienação humana que fazemos ou podemos suportar. Começam na vida dos padeiros, músicos, açougueiros, dentistas, inúmeros outros trabalhos, escapam de seus próprios mundos e se espalham além da óptica da profissão. Expressões cotidianas são clicherizadas, mas não tem quem não as use, de vez em quando...



Dizem que os músicos, não se sabe bem em que tempo, começaram com essa onda “vamos botar a boca no trombone”, talvez uma espécie de “vamos fazer música pra valer...”, depois, no decorrer dos anos, a expressão ficou velha e incabível demais para os músicos e suas flertadas, afinal, nem todos são gays ou gostariam de ouvir isso. Foi a expressão preferida das reivindicações. Hoje é a expressão indireta de programas sensacionalistas e expressão direta de pessoas barraqueiras...

Essa história de “botar a boca no trombone” ou “blow the whistle”, para os adeptos da língua inglesa, dependendo do tipo de situação, nos deixam “com a boca aberta e o queixo caído”, mas sabem como é, quando se fala uma coisa “ajoelhou? tem que rezar”, já diziam as diabólicas santidades sucumbindo suas putarias. Sucumbir tem um valor intrínseco , alguns procuram viver bem com o verbo, outros vivem mal e quando este escapa de uma possível aflição, nem sempre se encontra alguém que diga “tem que erguer a cabeça, dar a volta por cima...” .



Um dia, fiquei pensando quem foi o autor dessa expressão “dar a volta por cima”? O que será que ele quis dizer?Já que “as coisas mudam”- como alguns broxantes gostam de simplificar em seu dizer... O que será que ele era? Uma pessoa revoltada com a vida que disse pra alguém “vai, vai dar a volta por cima, na Lapa, vai...”. Um físico defendendo uma teoria sobre velocidades? Um palestrante de auto-ajuda? Não. Isso é da pós-modernidade e decadente demais. Um cafetão? Alguém sucumbido de sexualidades...? Ou então, nem deve ter dono, ficou conhecida numa música e foi só isso. Mas o Google nos leva a coisas que muitas de suas páginas sucumbidas nem acreditam...

O autor da expressão “dar a volta por cima”, fez incríveis voltas entre dois caminhos que nas mentes sucumbidas dos intelectuais leigos, são impossíveis de serem conciliados: academicismo e arte. Pois é, Paulo Vanzolini, quem diria, médico, zoólogo e pesquisador da USP, fez uma poesia que se tornou uma música, uma marchinha de carnaval - “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, conhecida nos anos sessenta, e ai então, “dar a volta por cima” entrou no legado dessas expressões sem volta, que os vovôs e netos usam como resistência a momentos reinados pelo caos, por mais clicherizada que pareça. Programas de auto-ajuda aderiram , está inclusive no velho Aurélio, e nem os evangélicos resistiram à voltinha por cima...-http://letras.terra.com.br/toque-no-altar/1592175/


Nietzsche disse uma frase que quase todo mundo conhece e Vanzolini deixa claro: “Sem a música, a vida seria um erro.” . A frase não chega a ser uma expressão cotidiana, é filosófica até demais , mas bem que poderia se tornar, assim, quem sabe, o academicismo que geralmente é o primeiro a apontar como errado e clichê expressões e coisas populares, ou melhor , o “senso-comum”, repensariam as suas burrices.

“Dar a volta por cima”, talvez possa ser uma boa posição sexual. O Kama Sutra ainda não descobriu, e deve ser por isso que ela ainda não está por cima, quem sabe um dia não seja uma posição cotidiana, uma salvação para casais sucumbidos...




Por fim, não importa a posição, o fato é que, pelos impostos mal pagos, impunidades, alguns intelectuais babacas que acreditam que Marx ainda ressuscitará ou se sentem no direito de corrigir o viver cotidiano do outro, músicas de mal gosto, cantadas idiotas, as surpresas dos psicopatas que nos rodeiam, nossas indefesas, e as lindas crises nos rondando às segundas-feiras , entre outras listas deprimentes, “nunca antes, na história deste país”, “dar a volta por cima” foi tão necessário.

K.C

17 comentários :

  1. Gostei do texto, como você faz uso de duplos sentidos sem deixar o texto vulgar.
    Belo trato com as palavras. ;)

    ResponderExcluir
  2. Bacana o texto. De fato, concordo, que nunca foi tao necessaria essa "volta por cima" em nosso país.
    Gostei das imagens tambem, apropriadas rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Kelly!

    Que texto, viu? Sobretudo quanto fio que você puxou para desenrolar o novelo. A forma direta com que você aborda e a expressão utilizada,que funciona mesmo como a única possibilidade quando a gente encontra pela frente circunstâncias desfavoráveis. Diante delas, só resta mesmo "dar a volta por cima".

    Adorei a sua crônica

    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  4. Kelly Christi, descobri seu blog por acaso procurando umas imagens e talz. Parei pra ler , seu blog é muito bem feito, li umas crônicas, contos, achei incrível a sua habilidade com as palavras, pra falar do amor e emocionar sem ser brega, pra falar das nossas inseguranças, com a vida, fazer reflexões, sei lá, e às vezes com ironia, que faz a gente rir , mas ficar pensando, e sobre como a gente usa MESMOOO expressões cotidianas, que faz parte do nosso jeitinho brasileiro, eu pretendo voltar pra ler mais , eu li ali do lado no seu perfil, é verdade que vc. vai lançar um livro?

    ResponderExcluir
  5. Kelly, acredito numa origem que li ou adivinhei: se há uma montanha-obstáculo no meio do caminho e não é possível contorná-la, o jeito é dar a volta por cima. :-) Não pode é ficar parado, com essa nossa tendência brasileira (tendemos, jeitinhamente, a nos conformar de dar a volta por baixo, cavando túneis). Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  6. Oii adorei seu blog ^^
    Obrigada pelo conselho!!
    Espero te ver mais veses lá ^^
    Bjuus

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da crônica, só pra variar . Acho muito bom essa coisa, e parece que é tão natural em você, de misturar alguma coisa com outra que nem imaginamos, por isso eu consigo chegar até o final do que leio aqui.

    Acredito que a expressão cotidiana é do brasileiro, é cultural, como outras culturas elas também devem ter as delas, mas o mais interessante foi como a Erica Gaião disse, o fio de novelo que você desenrolou dentro das expressões cotidianas, com um senso de humor de duplo sentido e sem perder a elegância você fez críticas, pra variar novamente, pesadas, essa do academicismo doeu no estômago, acho que você não sabe, mas eu vivo isso diariamente, a questão acadêmica da superioridade, do certo e do errado e no dia a dia, fora daquele mundo, os psicopatas a solta! E viva o Vanzolini que cala a boca de muita gente, tanto em pesquisa, quanto em poesia até hoje.

    Abraço, jovem escritora.

    ResponderExcluir
  8. Façamos o seguinte trato, neste nosso século estamos "dando a volta por baixo.". O mundo entrou em crise, politica, financeira, crítica artística, moral e mortal. É um caminho sem volta este. O futuro terá novas expressões, novos ditados e ate arrebentar tudo e de volta a "volta por cima" sem duvida, espero que a sagacidade traga alguma esperança de coisas novas. Seu texto esta bom, abraços kelly.

    ResponderExcluir
  9. Eu ri do Lula cara, su texto é interessante sua opinião é forte e marcante,e dar a volta por cima é uma otima posição

    ResponderExcluir
  10. Eita figura, sua vida retratada em páginas de jornais impalpáveis.
    Admiro teu senso de ridículo e também sua proximidade com a perfeição, digna de atingir seletos intelectos psicopatas, mas patas do que psico q acha?

    Quanto ao Paiva, só lhe rendo um devoto agradecimento.
    Você tem mais futuro do que eu, mas não esnobe independente da sua vida da capital, sua alta inteligência, sua capacidade de persuasão etc.

    deixe os valores falarem mais alto, e um abraço com carinho. BJos

    ResponderExcluir
  11. ótimo blog .. parabéns!
    Na Mira deste mês apresenta a bela gaucha do litoral gaucho Kimberlly Ribeiro!
    O principal tema do blog abordar blogueiros e entrevistar pessoas anônimas. Essa é uma forma de torná-las mais públicas.
    http://na-minha-mira.blogspot.com/2011/08/kimberlly-ribeiro.html

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei dos vários temas explorados no post. Seu blog é bem diferente e original !
    :*

    ResponderExcluir
  13. Só tenho uma coisa a dizer: Blogueiros, escritores inteligentes é o que há...não importa se "as fases mudam", "são fases", também usam muito essa, mas realmente dar a volta por cima é preciso!

    ResponderExcluir
  14. muito bom

    e um humor irronico e sarcartico
    a mesmo tempo que uma critica

    realmente a musica torna a vida melhor.

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante daqui! Ótimos posts *-* PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  16. otimo,
    adorei o post e o blog. estou seguindo.
    bjs,
    vivica
    www.aquempode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Respondendo e agradecendo, vamos lá:

    Paula: obrigada pelos elogios, sim é verdade,tá pra sair um livro de crônicas, uma ediçãozinha de bolso, tô super feliz e espero que gostem.

    E obrigada a todos, todos mesmo ue comentam, que curtem ler, ou só criticar mesmo valeu mesmo. Kelly Christi agradece rsrs.

    ResponderExcluir