Osama virou Elvis

Elvis, Elvis, Elvis, o rei do rock, vulgo eterno, Aaron para alguns, inesquecível para outros, e Presley para todos.  Esse americano de Tupello (Missisipi), um dia separou sua fé da religiosidade que acreditavam ser  a correta,  e colocou essa  para gritar pro mundo o seu rockabilly, que tanto fazia as garotas enlouquecerem e os garotos também,  até deixavam de lado aquele medo machão de ser ou não ser uma fruta, para sentir o sabor do tal "tutti-frutti" .
Elvis  era bonitão, pinta de galã americano; teve altos e baixos,  envolvimento com drogas, paixões com mulheres e seu público , fez shows e filmes ... mas a morte, essa piada dolorida que há na vida, um dia chega... 1977, final da manhã, na mansão Graceland , colapso cardíaco, e perdemos o Elvis.
Em sua morte, houve controvérsias "ele morreu de manhã ou a tarde?  Como a namorada que estava com ele não avisou de manhã?" e na época, os jornais fizeram um joguinho em cima disso, tanto, que a alma do Elvis deveria se perguntar, o tempo todo,  “was I blind, but now I see?" . É...terrorismo midiático parece que sempre existiu, não é? Nem Elvis, o considerado “rei das guitarras” escapou deste, quem dirá Osama bin Laden, e de terrorismo, este entendia...

**
Cá pra nós, Osama não tinha nada a ver com Elvis, exceto na questão de ser famoso e rico,  em suas particularidades . No mais, era oriental  – não que isso seja defeito;  feio, com uma barba nem um pouco sexy - será que ele sofreu bullying na escola e por isso decidiu ser terrorista? Oh!-, religioso ao extremo e líder da Al - Qaeda.  Pesquise, se quiser, e depois me conta se eu estiver errada, mas a Al - Qaeda  é uma organização fundamentalista e islâmica e de “Amazing Grace” não tem nada.   Sua fama não era a de "wop-bam-boom" mas  se tornou apenas “boom” , após o ataque das irmãs mais univitelinas e grandonas do mundo, aquelas nas quais  os americanos tanto se orgulhavam.
***


Osama feriu não só o potencial econômico estadunidense, mas também o orgulho americano, e a saga da novela entre Osama e americanismo “começou”, nas entrelinhas de 2001: procura-se Osama, e de repente, após dez anos, com a tecnologia americana e seu exército potente descobrem que ele estava  onde? Nos arredores do Paquistão! Como um terrorista se esconderia por ali, com tantos lugares?  São nessas horas que entendemos o ditado que diz que "a vida é uma grande piada". A notícia, então, se espalhou: Osama já elvis.

****

“É o fim do terrorismo” , “Tudo acabou”. Será mesmo ? Engraçado, batalharam tanto para ver o Osama morto e esquecido, e de repente, vemos esse terrorismo midiático e idiota, que a imprensa americana está fazendo e repassando para as outras no mundo... “Nós conseguimos, vencemos o mal...”, os republicanos dizem “Tudo graças ao  Bush!” – bush-it?- , e os democratas “ Bin Laden está morto! Acabamos com a palhaçada! Somos pacifistas!”, as redes sociais também não ficam atrás , o quê estas estão querendo? Uma foto do Osama no Facebook para ficarem impressionadas? “Será que ele morreu, será que não?” ?
*****
Nós, reles plebeus e facebookeanos, cristãos ou ateus, que não temos grana pra comprar petróleo ou participamos de casamentos importantes, fadados à regalias como de William e Kate – comentário à parte -, mal sabemos o que está por trás de tudo.



É... nas páginas de notícias, não se fala em outra coisa. Já elvis, Osama virou Elvis. Tanto na imprensa americana quanto na  mundial e nas redes sociais , ele está vivendo aqueles quinze dias de fama que todo morto importante acaba conseguindo, em sua pós-vida. Tornou-se um ícone, não tanto encantador quanto o Rei do Rock americano, mas tão lembrado quanto...

******
PS.: Fãs de Elvis , como a Kelly Christi, que me perdoem, foi só uma crítica deprimente com uma estúpida comparação... ela não ia tocar nesse assunto, daí eu me intrometi, então eu acho que ela vai entender. Mas quem mandou eu me chamar Patrícia e ser aluna de filosofia. Patrícia, entre outras bobagens , significa “espírito analítico”, às vezes, ele aparece no cérebro, numa  ideia bin –blue, e a gente só explode esta no papel, feito homem-bomba.

K.C

14 comentários :

  1. Certo, Kellynha, saquei, a crônica de hoje é pra quem realmente gosta de ler, e mais, não só ler, é pra quem gosta de ler textos bem humorados e pensativos como os seus. Como é o meu caso, hoje o comentário vai ser grande:

    A crônica que a sua personagem, ou amiga imaginária, como você curte falar ai, baixou o santo e escreveu uma crônica extensa, porém nenhum pouco cansativa sobre o que todo mundo anda falando. Seu sarcasmo, as imagens, o modo como você gosta de ironizar o mundo e fazer a gente pensar com coisas cotidianas e relacionar isso - elvis com osama, quem diria, fizeram com que essa crônica fosse a primeira crônica não massante que li nos blogs por ai, porque você deu uma outra visão , e muito sagaz aliás: usou um cara americano, idolatrado no mundo pra ver como se dão os terrorismos midiáticos - eu adorei a expressão. Terrorismo, na verdade nunca acaba , não adianta acharem que teremos paz ou não por que o Osama morreu, realmente ridiculo... a gente vive com os terrorismos direto, com o cara louco que sofreu bulling e matou um monte realengo e que foi muito bem colocado por você, no texto também, e eu ri hehehe da sua sagacidade, como eu dizia a gente vive terrorismo com a midia direto, acho que foi isso que você quis passar... é kellynha, você me faz rir e pensar um tantão nas suas crônicas, que a Patrícia ai dentro de você, exploda sempre com boas idéias e espíritos analiticos. Abração, moça e espero seu livrinho de crônicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! uma delícia de leitura e uma comparação inusitada e muito interessante.

    Ps: O Elvis é lindo!!! pronto, falei, não resisti! rsrs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, misturou a fome com a vontade de comer, ficou legal sua explanação com essa comparação.
    Bestas somos nós que ficamos dando ênfase a essas notícias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Noooossa! Gostei do seu texto :) Também acredito que isso não vai acabar com o terrorismo. Acredito que vá até piorar, principalmente para os EUA. Eles declararam guerra, e não justiça.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. eles inventão herois e vilões, e lembrando que bin laden foi um vilão criado pelo tio san no período da guerra fria...
    mas dentro do contexto pela qual o texto está inserido a respeito de celebridade, como eu já disse osama é uma invenção deles, e outra pessoa tbm se tornou celebridade com a morte do terrorista, Obama, que almeja a reeleição...
    tudo isso foi algo positivo na sua carreira política! conseguiu o que Bush não fez em dois anos... o terrorismo não acabou, pq os Estados Unidos querem o petróleo dos muçulmanos. temos que analisar as causas desses atentados terrorista, não defendo fundamentalistas, mas eles estão lutando por uma causa... os americanos não são mocinhos nessa estória! eles fabricam heróis e tbm vilões

    ResponderExcluir
  6. aaai eu adoro o Elvis... as musicas.. tudo

    amei sue blog.. gente q legal a foto das criacinhas ali em cima.... lindos


    faz uma visitinha lá no meu

    http://leticiaturtle.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Osama e Elvis agora viraram mitos. Quem sabe estão trabalhando em algum McDonalds na américa do Sul, e Osama descobriu uma maneira de invenenar a todos com enormes batatinhas semelhantes a world trade center, saturadas?

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  8. Osama, Obama. Bin Laden, Barak. Se morreu ou não não sei, o Osama, só sei que com o tempo e a historia vão transformar ele num Che Guevara ao avesso. Num mundo de anti heróis como o de hoje ele se tornará mais mito, menos medo e muito folclore. Estes personagens depois de alguns anos são descontextualizados e viram máscaras de carnaval, estampa de camiseta e todo tipo de apetrecho que o capitalismo(??) louco pode saquear dos nossos bolsos nosso rico dinheirinho. Elvis era racista e roubava jovens compositores negros pagando uma merreca por direitos de canções que ele transformava em hits e o deixavam mais milionário. Como disse, tirando do contexto, tudo é pura historia. Parabéns Kelly, um dos melhores textos que já li por aqui. Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Hahahahaha gostei dessa idéia maluca de falar de Elvis e Osama num mesmo texto, achei que seria impossível amarrar os dois juntos e jogar na mesma cova mas vc conseguiu! Jogou-os na cova da mídia! Parabens Kelly!

    Aparece lá no meu blog pra conhecer, tem uma postagem muito bem humorada sobre esse assunto mas falando bem diferente, prefiro falar de como o Barak se beneficiou disso tudo!

    Parabens pelo blog!
    Boa semana, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Realmente duas noticias muito chocantes, diria ainda mais sobre Elvis que inspirou gerações inteiras e até hoje...Elvis foi um grande marco e construiu grandes coisas e até hoje é um icone em todos os sentidos...Osama, pobre Osama, teve um fim terrível, mas nao digo desmerecedor do mesmo...Mas...Colhemos o que plantamos, huh?

    http://wwwpetitfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, Kelly. Crítico e bem humorado! Leve pra falar de um assunto até meio pesado. E essa grande sacada, afinal o grande hit do Osama, a derrocada das torres certamente vai lembrada tanto quanto os grandes sucessos do rei do rock, e essa morte polêmica, misteriosa, sempre pra sempre questionada, como o mito que gira em torno de Elvis ou da chegada ao homem à lua!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kelly, muito bom teu texto, e até hoje não engulo essa história de sepultamento em alto mar, acho que mumuficaram ele e levaram como trofeu, ou os Estados Unidos que a uma década caçava o Osama iriam perder essa oportunidade?

    Valeu pelo comentário no meu site, abração pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Teu blog é ditoso.Parabéns.
    Tuas crônicas possuem um desfecho que, ao término de ler, volto lá para o 1º parágrafo e vejo que li algo de útil, afinal.
    Bjs

    ResponderExcluir