Futebol e Outras Paranoias



O jogo começa. Entre as garrafas de cerveja observo a cara dos meus amigos homens ao ver os passes dos jogadores... nossa! Só faltam morrer. Eu nunca entendi de futebol  e sinceramente não pretendo entender. Não, não... futebol é diversão,  é hora de reunir amigos , de ver aquelas coxas do Júlio César, o rostinho do Kaká,  num telão de LCD. É também pra conhecer um monte de gente que mal te conhece e já acha que é seu amigo, mas isso não acontece por mal, nesses botecos por onde perambulo pela vida, não, é a pátria em chuteiras, como um certo dramaturgo sensacional se referiu ao futebol um dia, na verdade, é até engraçado abraçar quem você não conhece, além da experiência nova, alguém interessante pode te abraçar naquela pseudoidetificação. Da mesma forma, eu sabia que para mim estava sendo um jogo complicado de ser visto, pois o Brasil é o meu país, mas sempre tive simpatia pela Holanda, culturalmente, politicamente, só no futebol que para mim ela era indiferente, mas mesmo assim, torcer contra eles?! Eis a questão...

Robinho fez um gol, por quê será que as pessoas gritam quando um cara faz um gol, porquê que eu tô gritando? não vou ganhar nada com isso , é ele quem vai continuar sendo o milionário da vez, não eu... enfim vai entender essa loucura em conjunto. Deixo a cerveja, começo a ficar tensa, um pouco pelo jogo o outro pouco pela turminha de caras que estavam atrás de mim. Toda hora um belo comentário melhor que do Galvão Bueno, aquilo me deixou tão tensa que fiquei com vontade de ir embora.

No segundo tempo, a tendência dos comentários só veio a piorar , depois da bela cagada do tal Felipe Melo, que por sinal nunca tinha ouvido falar na minha vida, mas não era preciso entender de futebol para entender certas cagadas. O Brasil não estava mais com o jogo ganho contra a Holanda , como todos pensavam... "Tira o Kaká dai" - não ele é a coisinha mais linda do jogo, " bota num sei quem...", " O Dunga é burro..." e blá, blá, blá. Cara... como aqueles comentários foram chatos. Como me deu vontade de ir embora... "Passa essa bola, porra"- é ...a porra está em todo lugar...isso me consola.

Aquele grupinho chato tinham as razões de sua raiva, esta que vem do fanatismo... mas o  jogo é uma arena de competições, não só esportivas, mas económicas também. Alguém tinha que perder. Pena que foi o Brasil. Mas e daí que foi ele? C'est la vie, afinal de contas amanhã há de ser outro dia, já dizia Chico Buarque.


K.C

23 comentários :

  1. Kell. Adoro seus textos no blog. E futebel sim é emocionante e faz as paixões aflorarem. Assim como religião e política. Aliás, essas três coisas formam a tríade de intocáveis: "não se pode discutir e mimimi". Besteira. São as coisas que mais devem ser questionadas, principalmente, porque na minha visão: elas enganam as pessoas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Futebol, politica e religiao nao se comenta, mas sim se discute!(rsrs). Seu texto esta bacana, ainda bem que a copa é só de quatro em quatro anos, senão seria o inferno na terra. Parabéns por mais um otimo texto. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Foram momentos de pura tensão e sempre tem que fale o que deveria ter sido feito.

    Mas como você mesma disse ao fim do texto, alguém tinha de perder e infelizmente foi o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. acho interessante o ponto de vista. concordo com tudo que escreveu, que o mundo não vai mudar por causa de um campeonato que não veio, mas é diversão. o futebol corre na veia da maioria dos brasileiros, até vc que não curte estava vivendo aquele momento. se não deu certo que venha 2014, mas sem que outro anão esteja no comando da seleção.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto.
    Por essas e outras que gosto de ver os jogos sozinho em casa...rs

    ResponderExcluir
  6. ~Paixão não discute se explica.
    Do mesmo jeito que tem gente que torce para um personagem de TV e ou filme e muitas vezes já se sabe o fim, o que falar de pessoas que torcem para o final feliz, mesmo sabendo que as condições podem ser minimas?

    Paixão não se explica, não se julga,
    muitas vezes a opinião sobre determinadas paixões não devem ser faladas.

    Desculpa, mas este texto de hoje, foi chover no molhado e sempre se lê algumas coisas sobre o jogadores milhonarios e bla bla bla quando se a um fracasso da seleção ou do time do coração.

    ResponderExcluir
  7. Algumas coisas causam tomam conta dol sentimento, da razão...
    Bem interessante seu post!
    ;D

    ResponderExcluir
  8. Kelly, acho que já to virando frequês daqui...hehehehehehe...

    Não precisa entender de futebol, para entender o que você, sem perceber, disse no seu post. É no futebol que nos tornamos mais gente. Como assim??? Simples, ali, vendo um jogo da seleção brasileira, todos nós somos um só, e gritamos, e explodimos em emoção, e nos abraçamos, sem nos preocuparmos se quem estamos abraçando é alguém com quem temos compatibilidade. Não importa se é preto, branco, rico, pobre, feio, bonito, porque naquele abraço emocionado, transferimos para o outro nossa felicidade. As vezes chego a pensar que isso tudo é uma desculpa para confraternizamos sem culpa, sem rótulos, sem máscaras...

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. otimo blog e belo texto mais nao gosto de futebol :/ haha mas eu vejo como o pessoal fica por causa disso
    visita la http://epscopata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. AHUAHUAHUAHUHAUAHUA suppeer concordo contigo!

    http://blogsomethingtolove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro observar o pessoal torcendo,curto mais isso do que o própio jogo... não consigo me envolver emocionalmente com nenhum esporte,assisto só pela bagunça...
    Foi divertido...

    http://cnavega.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Pois é ... É por isso que Copa do Mundo, pra quem gosta MESMO de futebol, acompanha e torce todo o tempo, às vezes é uma coisa meio chata e artificial: porque atrai pra "bagunça" quem só "torce" a cada 4 anos, nem entende nada, nem gosta, só quer participar do "agito". Ainda bem que acabou!

    ResponderExcluir
  13. Gpstaria que o Brasil ganhasse porque com toda essa parafernália, gera mais empregos pra cá, mais oportunidades. É o lado social. Agora sobre futebol... essa "paixão" não me pegou. Sempre achei uma coisa bem chata e sem sentido. E parabéns pelo texto, bem escrito e engraçado. Abs!!
    http://urbanopessoal.blogspot.com/
    http://atmosphera2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o texto Kelly!
    vc pormenorisou o ponto de vista feminino em relação ao futebol,hehe

    mto massa!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, mesmo não entendendo, e sem fazer questão de entender futebol, fez mais um belo texto!
    Nessa Copa do Mundo, eu assisti todos os jogos dentro de casa, desde 1994 eu curto assistir entre amigos... dessa vez não me senti muito motivado pra isso...
    Beijos, baby =*

    ResponderExcluir
  16. Futebol ou se ama ou se odeia. Eu amo, mas não assisto mais os 90 minutos, grudada na tela da TV, nem pelas pernas do Julio Cesar, nem pelo lindo rosto do Kaká.
    Não tenho mais idade de ficar sofrendo a cada lance errado.
    Melhor é saber depois.

    ResponderExcluir
  17. aah aoeiaoei poois é, eu gosto bastante de futebol :}
    fico no meio dos homens loucos sem noção gritando num gol e reclamando a cada passe kkkkkkkkk ;x
    sou bem paranóica quanto a isso, principalmente quando se trata do meu time que eu sou loouca *-* aoeioaie
    ;*

    ResponderExcluir
  18. u já parei de me preocupar com a irrelevância do futebol, simplesmete assisto. Assim como parei de me preocupar com a irrelevância da vida, simplesmente vivo. A única coisa em que creio hoje em dia é que a ficção é mais importante do que a realidade. O resto é conversa fiada! :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. É amiga pelo menos vc tentou socializar, eu optei por assistir os jogos sozinha enquanto fazia as unhas ou simplesmente dormia. Meu único remorso é de ter perdido a belíssima oportunidade de tomar umas brejas rsrs.
    Acho que esse ano mais do que nunca esse ufanismo efêmero me deixou um pouco irritada e resolvi não aderir, mas as cervejas que deixei de beber.. poxa...

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Eu ODEIO futebol. Tudo tem que girar em torno do maldito futebol. Passei quase toda minha infância com meu pai tentando me obrigar a gostar desse esporte. Eu não sinto nenhum tipo de atração por futebol.

    ResponderExcluir
  21. Ola Kelly

    parabens pelo seu blog, sempre muito legal de visitar e ler suas reflexoes !

    futebol é uma coisa muito forte na cultura brasileira, e atualmente mundial tambem. na verdade ele sai das 4 linhas ( como os aficcionados costumam chamar o campo) e vai para todas os setores da vida. quer ver?
    na linguagem mesmo, o futebol faz escola, ooops já tou usando uma expressao !

    se voce pensa que angulo é algo de geometria, lembre que um chute no angulo pode fazer seus amigos fanaticos pularem dealegria, ou chorarem de triteza se a bola for colocada pelo time adversario.
    e quando o namorado "pisa na bola, " ? ele se arrisca não só a perder a posse da mesma, como tambem perder a namorada que ficou magoada!
    mas por outro lado ele pode te deixar muito feliz: se der uma" bola dentro" ( fizer uma atitude acertada, como lembrar da data de namoro de voces).
    mas, gostando ou não de futebol, o que ninguem aguenta sao pessoas " bola murchas" que não tem iniciativa alguma!

    poderia ainda falar bastante, mas prometo que volto para comentar outros posts seus! agora o negocio é BOLA PRA FRENTE, escrever mais, continue com seu excelente blog !!!!
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. bom essa seleção do DUNGA não me convenceu nos primeiros jogos, mesmo ganhando! mas o Brasil foi campeão mundial cinco vezes, e a Holanda foi três vezes vice com essa, se não me engano! pq as pessoas acham que sempre o Brasil tem que ganhar? se o Brasil fosse o WINER da parada findando a copa, afinal quem ganhou alguma coisa? continuamos com as nossas contas para pagar, e outros problemas! e no final da festa guardamos a BANDEIRA DO BRASIL NO ARMÁRIO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS
    BONITO ESSE NACIONALISMO BRASILEIRO RS

    ResponderExcluir
  23. Adorei o texto...dificil não é entender de futebol, mas sim essa paixão

    ResponderExcluir